João Francisco Freitas Peixoto (Titular)
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Exerceu a atividade docente nas áreas de Finanças e Mercado de Capitais nos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Ceará, no período de 1995 a 1999, na Universidade de Fortaleza (2000 a 2017) e na Faculdade Lourenço Filho (2018 a 2019). Funcionário do Banco do Nordeste do Brasil S/A no período de julho de 1975 a janeiro de 2015, tendo exercido diversas funções na Gerência Financeira, Superintendente de Controle Financeiro durante 9 anos e de Gerenciamento Estratégico durante 2 anos, tendo exercido a Diretoria Executiva e a Diretoria de Previdência, da CAPEF, membro do Conselho Fiscal da CAPEF e de Conselho Deliberativo da CAMED. Foi Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará no período de Março de 2020 a Junho de 2021, sendo atualmente membro eleito do Conselheiro Deliberativo da CAPEF.
José Zelízio de Alencar Libório (Titular)
Bacharel em Administração, trabalhou no BNB entre 1968 e 2004, exercendo em agências funções desde Caixa-Executivo a Gerente Geral (em 23 anos) e Auditor na Direção Geral por 13 anos. Concluiu com êxito vários cursos de aperfeiçoamento profissional e de liderança. Trabalhou nas agências de Ouricuri, Natal-Centro, Sagueiro, Vitória da Conquista, Petrolina, Metro Aldeota. Auditor entre julho de 1991 a fevereiro de 2004. Aposentado das lides de bancário (2004), exerceu as seguintes atividades: Coordenador de Auditorias da Secretaria da Controladoria do Estado do Ceará (SECON – 2004 a 2006); Conselheiro Fiscal da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Ceará – CODECE (2005 a 2006) Auditor – Chefe e primeiro presidente do Comitê de Ética da Camed (2006 a 2009); Auditor do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (2011 a 2013); Diretor do BNB Clube de Fortaleza (2012 a 2014); Diretor Financeiro e de Controle do Instituto Nordeste Cidadania – INEC (2013 a 2017); Coordenador Financeiro e Administrativo da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (2018) e, atualmente, Ouvidor eleito da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste – CAPEF e Conselheiro Fiscal eleito do Instituto Nordeste Cidadania – INEC.
Luiz Alberto da Silva Júnior (Titular)
Mestre em Administração de Empresas pela UNIFOR- Universidade de Fortaleza, com MBA-Gestão Empresarial, pela FIA-USP, MBA EXECUTIVE – Marketing e Gestão pela CDL/UTM – University of Tennessee at Martin (EUA), com formação técnica e complementar em Desenvolvimento de Lideranças, pela FDC-Fundação Dom Cabral, em Gestão Avançada (APG – SENIOR) pela AMANA-KEY, em Metodologia Personal e Professional Coaching, pela Sociedade Brasileira de Coaching-SBC, com certificação em POCC-Professional OKR Coach Certified, pelo AIB-Agile Institute Brasil e em Design Estratégico, pela CESAR School. Experiência profissional como técnico e gestor ao longo de mais de 40 anos no Banco do Nordeste do Brasil S/A, com destaques para as funções de Superintendente Estadual de Negócios, Gerente de Unidades e de Agências, Auditor, Analista de O&M e Analista de Projetos. Atuou ainda como Docente na UNIFOR-Universidade de Fortaleza e FIC-Faculdades Integradas do Ceará e Docente na pós-graduação na UNIFOR, FIC e UNICHRISTUS, nas disciplinas relacionadas a Gestão, Marketing, Projetos e Negócios. Atualmente é Consultor Empresarial, com atuação em Estratégia, Governança Corporativa, Alinhamento Organizacional e Modelos de Gestão (MBO, BSC e OKRs) e membro titular do Conselho Fiscal do Banco do Nordeste do Brasil S/A e suplente do Conselho Fiscal da CAPEF.
Miguel Nóbrega Neto (Titular)
Formado em Ciências Econômicas pela UNIFOR (1981), técnico em contabilidade pela Fênix Caixeiral (1973) e Mestre em Planejamento e Desenvolvimento de RH-UFMG (1984). Participou ainda de cursos de Gerência Geral na PUC RJ (1973), Gerência de Pessoal – PUC RJ (1973), V Curso de Desenvolvimento em Economia e Administração – DECAD, em 1974, no BNB e Formação de Auditoria Interna no BNB, em 1991. Funcionário aposentado do BNB, onde assumiu em 13/10/1965, tendo se aposentado em 1996, tendo exercido diversas funções, seja na esfera técnica como gerencial. Além disto exerceu funções de Gerente, Diretor e Conselheiro em diversas instituições: Creche Paulo VI, CAMED, CAPEF, AABNB, ANAPAR, sendo atualmente Diretor Administrativo da AABNB, Membro do Conselho Deliberativo da ANAPAR e Diretor Regional da 6ª. Região da ANAPAR.
Genival Vila Nova (Titular)
Formado em Ciências Contábeis pela UNIFOR (1994), realizou Especialização em Gerência Contábil e Controladoria em 1995 na UNIFOR e MBA de Logística (2013), pelo IBMEC, Especialização em Gestão do Futebol pela FGV (2013), e atualmente mestrando em Administração e Controladoria pela UFC. Funcionário do BNB de 1976 a 2019, tendo exercido diversas funções técnicas e gerenciais em diversas Unidades do Banco, além de Gestão de Projetos Estratégicos relacionados com a Gestão de Riscos Operacionais. Atualmente é membro eleito e Presidente do Conselho Fiscal da CAPEF. Diretor Presidente da Vila Nova Consultoria e Auditoria Ltda, que realiza trabalhos de consultoria nas áreas de riscos, controles, compliance e auditoria.
Francisco Roberto Pinto (Suplente)
Pós-doutorado em Administração pelo PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco (2013), Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (2008), Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1974) e Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1998). É aposentado do Banco do Nordeste do Brasil, onde ocupou funções técnicas e gerenciais, principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. É Professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Coordenador do Laboratório de Gestão da Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade; foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA – Mestrado e Doutorado). É Membro do Conselho Diretor do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO). Pública e colabora como avaliador para vários periódicos científicos nacionais e internacionais, bem como para vários eventos. É Membro do Conselho Editorial da Revista Gestão em Análise – ReGEA (ISSN 1984-7297 e-ISSN 2359-618X Brasil) e da Revista de Administração Geral – RAG (ISSN 2447-8008 Portugal). Publicou os livros: Planejamento de Sucessão e Desenvolvimento Gerencial, Espiritualização nas Organizações e Evasão Fiscal como Estratégia. Atua em projetos de melhoria e implementação em Gestão Pública e Privada. Temas de interesse como pesquisador: Gestão Estratégica, Gestão de Cidades, Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade. É Membro Fundador da Academia Cearense de Administração (ACAD), membro da Associação dos Administradores do Estado do Ceará (AADECE) e Conselheiro do Conselho Regional de Administração (CRA-CE).
Gildete Mesquita Ribeiro (Suplente)
Mestre em Economia de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (2021), MBA pela Fundação Dom Cabral (2001). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (1991). Empregada do Banco do Nordeste do Brasil S/A desde 1983, tendo ocupado funções na área financeira e de controladoria. Atuou como professora visitante da Universidade de Fortaleza, no Curso de Especialização em Administração Financeira, na disciplina de Administração de Portfólios. Tem experiência em órgãos de governança como membro dos Conselhos Fiscais da CAPEF e da CAMED. Atualmente é titular do Conselho Deliberativo da CAPEF e gerencia o Ambiente de Controle Financeiro de Operações de Crédito no Banco do Nordeste.
Izabel Christina de Carvalho Colares Maia (Suplente)
Economista, Contabilista e pós-graduada em Administração de Empresas e em Educação Biocêntrica, Cursos de Especialização em Contabilidade, Consultoria Empresarial e Auditoria. Concursada e aposentada pelo Banco do Nordeste, onde desempenhou as funções de auditora e assessora da Presidência. Eleita imortal pela Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais (Academia Nacional de Economia – ANE), cátedra, nº105. Presidiu o Conselho Fiscal da CAPEF- Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB – de 2012 a 2015. Presidiu o Conselho Regional de Economia – 8ª Região-CE – CORECON, em 2019. Atualmente coordena o Departamento de Projetos econômicos-técnicos da Audiplan Consultoria Empresarial e MCJ Consultoria Empresarial. Membro do Conselho Fiscal da Rádio Dom Bosco.
Izaias Neto Lopes (Suplente)
Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza, Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Sobral e Matemática Financeira pelo CETREDE, aposentado do Banco do Nordeste do Brasil S/A, de junho de 1968 a julho de 1998, tendo ocupado funções de Analista Financeiro, Auditor, tendo sido Advogado Terceirizado do Coordenadoria Jurídica durante 5 anos.
José Ferreira Chagas (Suplente)
Contador, com experiência técnica, de gestão e de docência nas áreas de informática, contabilidade, controladoria, auditoria e governança corporativa. Mestre em Contabilidade e Controladoria (Universidade de São Paulo – USP), Especialista em Contabilidade (UFC), Bacharel em Ciências Contábeis (Unifor). Aposentado do Banco do Nordeste, onde exerceu atividades em agências e na Direção Geral. Atuou nas áreas de Crédito (rural e industrial), Gestão de Pessoas, TI, Contabilidade, Controladoria, Auditoria e em Projetos Estratégicos. Ocupou funções em comissão de Programador, Analista de Sistemas, Coordenador de Projetos de O & M e Processamento de Dados, Auditor, Gerente de Divisão e Gerente de Produtos e Serviços. Atuou como docente de diversas disciplinas na Universidade Corporativa. Fora do Banco, atuou como consultor empresarial (Estratege Assessoria Empresarial e Smart Idea Consultoria, ambas em São Paulo-SP) e como docente em cursos de graduação e pós-graduação da Unifor, Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Unichristus, nas áreas de auditoria, contabilidade empresarial, ética e teoria contábil. Tem experiência em órgãos de governança como membro titular dos Conselhos Fiscais da CAPEF e do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), além de ter exercido a Presidência da Comissão de Ética do BNB. Atualmente é professor da Unichristus e Presidente do Conselho Fiscal do INEC.