Uma das mais aplaudidas intérpretes de Fortaleza, a cantora Idilva Germano apresenta show inédito, no projeto Jazz em Cena, edição de maio de 2022. A apresentação acontece na sexta-feira, 13/5, às 20h, no BNB Clube da Av. Santos Dumont, 3646. A entrada é franca, como em todos os shows do Jazz em Cena, com o público apresentando comprovante de vacinação completa.

Idilva apresentará seu novo espetáculo, dedicado à música de Tom Jobim e dos irmãos George e Ira Gershwin. Com ela no palco, um super quinteto com o maestro Luciano Franco (violão, arranjos e, juntamente com Idilva, direção musical), Tito Freitas (teclado), Alex Moreira (trompete) Pedro Façanha (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria).

Idilva Germano lançou em 2004 o álbum “Urbanita”, produzido por ela e por Maurício Matos. Um disco referencial para a cena jazz no Ceará, com belas canções, arranjos de ousadia e esmero, interpretações marcantes, equilíbrio entre intensidade e sutileza, rigor e improvisação. Um trabalho hoje disponível nas plataformas digitais e em vídeos no Youtube.

Pouco antes da pandemia, Idilva, que nos últimos anos se apresentou em projetos como o Festival Jazz & Blues, Ceará Jazz Series e Jazz em Cena, além de espaços como o Centro Cultural Banco do Nordeste, o Teatro Dragão do Mar, o Cineteatro São Luiz e o saudoso Café Pagliuca, começou a trabalhar em um novo repertório, que agora ganha forma com esse espetáculo, dedicado aos Gershwin e a Tom Jobim.

Os arranjos da maioria das canções e a direção musical do show ficam a cargo do multi-instrumentista Luciano Franco, o “maestro”, 71 anos, mais de 55 de carreira musical. Luciano e Idilva trabalharam juntos no show mais recente da intérprete, realizado em setembro de 2021, em edição especial do Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, o primeiro evento-teste para a retomada dos eventos presenciais no Ceará.

Ao longo da pandemia, Idilva também produziu o especial audiovisual “Quasar”, contando com a presença de Tito Freitas, Pedro Façanha e André Benedecti, que também fazem parte do show show, a ser apresentado na sexta-feira, 13/5, às 20h, no BNB Clube.

O novo espetáculo, dedicado aos irmãos Gershwin e a Tom Jobim, destaca a sensibilidade do canto de Idilva, seu belo timbre e sua precisão, a relação pessoal da artista com o contexto, o significado e as possibilidades interpretativas de cada canção escolhida, a emoção a ser vivenciada e transmitida no esperado encontro com os instrumentistas e com o público, após mais de dois anos sem apresentações com espectadores presenciais.

SERVIÇO:
Projeto Jazz em Cena. Show Idilva Germano canta Gershwin e Jobim. Sexta, 13/5, às 20h, no BNB Clube (Av. Santos Dumont, 3646, Aldeota). Entrada franca. Comprovante de vacinação completa requerido na entrada. Realização: CCBNB. Apoio: BNB Clube. Informações: 85 99973-3054 e redes sociais do projeto Jazz em Cena, do BNB Clube e do CCBNB Fortaleza.

jazz