No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Idoso e, no dia 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso! Coincidentemente, as duas datas caíram na mesma semana. Se você acompanha as redes do clube, pode perceber que desde ontem falamos sobre o assunto.

Para continuar com as celebrações, hoje trouxemos mais um post especial para esse público que amamos e que está sempre pelo clube, seja nos esportes, nas aulas de hidroginástica, na academia e até nas quintas da caranguejada.

A nossa nutricionista, Mariana Veras, dá dicas de alimentação para que a melhor idade seja sempre cheia de energia. Confira:

“O perfil dos nossos amigos da melhor idade que frequentam o clube é bastante ativo e enérgico. Por essa razão, a alimentação precisa acompanhar o ritmo para garantir toda a energia que eles precisam.

Pra começar, o ideal é optar por alimentos in natura, frutas e hortaliças, em todas as refeições. Montar um prato colorido e distribuir pelo menos 5 porções ao longo da alimentação diária pode trazer ganhos imensos para a saúde.

Além disso, para garantir um trato gastrointestinal funcionando perfeitamente bem, a adição de fibras na dieta é de extrema importância. Elas ajudam a controlar a glicose, a reduzir o colesterol e até ajudar na prevenção contra alguns tipos de câncer. Além disso, favorecem a sensação de saciedade, essencial para manutenção do peso.

Muitas fibras devem ser acompanhadas de muita água! A hidratação é essencial em todas as fases da vida e deve ser um ponto de atenção nessa etapa.

Sobre gordura, prefira o consumo de gorduras boas, como abacate, azeite extra virgem, sardinha, e evite as saturadas. Evite também os ultraprocessados, especialmente os cheios de açúcar e corantes.

Mastigar bem os alimentos e manter uma rotina calma e tranquila nas refeições são pontos excelentes para regularizar o organismo e aproveitar o máximo o prazer e a nutrição que são proporcionados pelos alimentos.

A inserção de proteínas também é um fator importante. Pelo menos 1 fonte de proteína nas refeições é essencial! Escolha também boas fontes de alimentos ricos em antioxidantes, como abóbora, mamão, tomate, morango, etc.).

Consulte o seu nutricionista e veja se sua alimentação está em dia. Somado a isso, sorria sempre, fique com as pessoas que ama e seja feliz!”

Aproveite a vida!