O primeiro livro de poemas do compositor e escritor Marcus Dias, aclamado compositor cearense, com mais de 35 anos de trajetória artística, será lançado com um grande show coletivo, reunindo dezenas de músicos e poetas, nesta sexta-feira, 12/5, 19h, no BNB Clube – Aldeota. A entrada é franca, e o público já pode adquirir o livro, em pré-venda. O evento tem realização do Centro Cultural Banco do Nordeste, CCBNB Fortaleza.

Mais de 20 artistas confirmaram presença no evento, que será dividido em dois momentos: um show e um recital de poemas. São eles: Aluísio Martins, Angela Serpa, Bel Girão, Davi Duarte, Dalwton Moura, Edinho Vilas Boas, Ethel de Paula, Gylmar Chaves, Humberto Pinho, Íris Cavalcante, Isaac Candido, João Mamulengo, Marta Pinheiro, Mateus Perdigão (Luxo da Aldeia), Pantico Rocha, Pedro Frota, Ricardo Guilherme, Rogerio Lima, Romeu Duarte, Sara Síntique, Serrão de Castro e Theresa Rachel. Além de Lu D’Sosa (guitarra), Glauber Azevedo (contrabaixo) e Ricardo Pontes (bateria), banda-base do show, sob coordenação de Isaac Cândido.

“O projeto do primeiro livro de poemas de Marcus Dias foi idealizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, que sonhou junto com Marcus e com todos os artistas e amigos que abraçaram, incentivaram, contribuíram e fomentaram a ideia. Foi uma obra construida com muito amor e por muitas mãos!”, ressalta Marta Pinheiro.

O livro tem orelha do jornalista e teatrólogo Ricardo Guilherme, prefácios dos jornalistas Dalwton Moura e Ethel de Paula e curadoria de textos por Aluísio Martins, Íris Cavalcante, Isaac Cândido, Marta Pinheiro e Sara Síntique, em diálogo com o poeta.

A obra é dividida em cinco partes (Cidade, Modo, Carne, Palimpsesto e Credo) e conta com 43 poemas, sendo alguns deles também traduzidos para o inglês, pelo próprio autor, e para o espanhol, por Ester Jimenez.

Eduardo Freire assina a capa, a diagramação e o projeto gráfico. Gylmar Chaves, a curadoria de design, e Sara Síntique, a edição e a revisão textual.

Dalwton Moura, que realizou a produção executiva do disco mais recente de Marcus Dias, “Lado a Lado”, sintetiza a genialidade e a beleza do livro, nas seguintes palavras: “Cidades anteriores, de muitas novidades. Escadas signos de mudanças. Outros que preferiram levitar. Nós que fazemos parte dos prédios, e somos menores que a alvenaria. O movimento circular dos pensadores dessa praça, que se tornaram sábios de verdade. A praça onde ousaremos repetir nossas primeiras inverdades. Na música das ruas, a ópera dos transeuntes. O barulho do sol do meio-dia. A espera do momento em que a cidade inteira se declare equivocada. O outro lado da cidade, com Ar-Puro-da-Floresta, você jura que é de verdade. A cidade que nos devora. Não há maior metáfora que essa cidade. Um vilarejo iluminado, em que até parece que as pessoas são felizes”.

No evento de lançamento, nesta sexta, 12/5, 19h, no BNB Clube, haverá participação com leituras, além dos artistas já mencionados, de Romeu Duarte, arquiteto, escritor e compositor, e de Angela Serpa, companheira de Marcus Dias.

SERVIÇO:
“A Carne da Cidade”. Show musical e espetáculo literário de lançamento do livro de Marcus Dias.
Data: Sexta-feira, 12/5, 19h
Local: BNB Clube, Av. Santos Dumont, 3646, Aldeota.
Entrada franca.
Aquisição do livro com desconto na ocasião: R$45 (valor de capa R$50). Com dezenas de músicos e poetas subindo ao palco, celebrando Marcus Dias.

Link da pré-venda:
https://creativepub.online/acarne/